casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | gonorréia
O que um médico quer dizer com placenta posterior?
A placenta posterior é uma condição em que a placenta, o órgão que fornece oxigênio e nutrientes ao feto em desenvolvimento, está fixada na parte posterior do útero. Isso contrasta com uma placenta anterior, onde a placenta está fixada na parte frontal do útero.
A placenta posterior geralmente não é motivo de preocupação e não afeta a saúde da mãe ou do bebê. No entanto, pode ser mais difícil para o médico ou parteira sentir os movimentos do bebê durante a gravidez. Isso ocorre porque a placenta atua como uma almofada, absorvendo parte da força dos chutes e socos do bebê.
Além disso, a placenta posterior às vezes pode causar dores nas costas durante a gravidez. Isso ocorre porque a placenta pode exercer pressão sobre os nervos das costas.
Se você tiver placenta posterior, seu médico ou parteira pode recomendar que você faça consultas pré-natais mais frequentes para que possam monitorar o crescimento e desenvolvimento do bebê. Eles também podem recomendar que você evite certas atividades que possam exercer pressão sobre suas costas, como levantar objetos pesados ou ficar em pé por longos períodos de tempo.