casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | gonorréia
O que é neiserria gonorréia?
Neisseria gonorréia , comumente conhecida como bactéria gonococo, é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode afetar homens e mulheres. É causada por um tipo de bactéria chamada
Neisseria meningitidis , que normalmente infecta as membranas mucosas da uretra nos homens, o colo do útero nas mulheres e, às vezes, o reto e a garganta em ambos os sexos. A gonorreia também pode ser transmitida de uma mãe infectada para o bebê recém-nascido durante o parto, uma condição conhecida como oftalmia neonatorum.
Sintomas: Nos homens, a gonorreia comumente se apresenta como:
- Sensação de queimação ao urinar
- Aumento da frequência urinária
- Testículos doloridos ou inchados (em casos graves)
- Descarga do pênis
Nas mulheres, a gonorreia nem sempre causa sintomas perceptíveis. No entanto, quando presentes, podem incluir:
- Corrimento vaginal anormal
- Micção dolorosa ou frequente
- Dor abdominal inferior
- Sangramento entre períodos menstruais
Complicações: Se não for tratada, a gonorreia pode causar várias complicações em homens e mulheres:
Em homens :
- Epididimite (inflamação do epidídimo, tubo que armazena e transporta espermatozoides)
- Infecção da próstata (prostatite)
- Infertilidade
Em mulheres: - Doença inflamatória pélvica (DIP):uma infecção grave do útero, trompas de falópio e ovários que pode causar dor pélvica crônica, infertilidade e gravidez ectópica.
- Abscesso tubo-ovariano:coleção de pus nas trompas de Falópio e nos ovários.
- Infertilidade
- Aumento do risco de gravidez ectópica
Diagnóstico :
A gonorreia é diagnosticada testando amostras de urina, esfregaços de áreas infectadas ou amostras coletadas da vagina, uretra, reto ou garganta. Exames laboratoriais, como testes de amplificação de ácidos nucleicos (NAAT) e coloração de Gram, são usados para identificar a presença da bactéria Neisseria gonorréia.
Tratamento :
A gonorreia é normalmente tratada com antibióticos, como Ceftriaxona ou Azitromicina. É crucial que ambos os parceiros sejam submetidos a tratamento para prevenir a reinfecção. Testes de acompanhamento podem ser recomendados para garantir que a infecção foi tratada de forma eficaz.
Prevenção :
Praticar sexo seguro e usar métodos de barreira como preservativos durante as relações sexuais são formas eficazes de prevenir contrair ou transmitir gonorreia. Os exames regulares de IST também são importantes para a detecção precoce e o tratamento imediato.