casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | gonorréia
Quais são as complicações da gonorréia se der errado?
Se não for tratada, a gonorreia pode levar a complicações graves, incluindo:
Doença inflamatória pélvica (DIP) em mulheres :A gonorreia pode se espalhar para o útero, trompas de falópio e ovários, causando DIP. A DIP pode causar dor pélvica, febre, infertilidade e gravidez ectópica.
Epididimite em homens :A gonorreia pode se espalhar para o epidídimo, um tubo que transporta os espermatozoides dos testículos. A epididimite pode causar dor nos testículos, febre e infertilidade.
Infecção gonocócica disseminada (DGI) :A gonorreia pode se espalhar pela corrente sanguínea para outras partes do corpo, causando infecções nas articulações, pele, coração e cérebro. DGI é uma complicação rara, mas potencialmente fatal.
Infertilidade :A gonorréia pode causar infertilidade em homens e mulheres. Nos homens, a gonorreia pode danificar os espermatozoides e causar cicatrizes no epidídimo. Nas mulheres, a gonorreia pode danificar as trompas de falópio e causar cicatrizes no útero.
Aumento do risco de infecção pelo HIV :A gonorreia pode aumentar o risco de infecção pelo HIV, facilitando a entrada do vírus no corpo.
Natimorto :A gonorreia pode causar nados-mortos se for transmitida ao bebé durante a gravidez.
Septicemia :A gonorreia também pode causar sepse, uma condição potencialmente fatal na qual os órgãos do corpo são danificados por uma infecção sistêmica.