casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | gonorréia
Quais são os efeitos da gonorreia não tratada?
A gonorreia não tratada pode levar a complicações graves, incluindo:
*
Doença inflamatória pélvica (DIP) nas mulheres. PID é uma infecção bacteriana do útero, trompas de falópio e ovários. Pode causar infertilidade, dor pélvica crônica e aumento do risco de gravidez ectópica (gravidez que ocorre fora do útero).
*
Epididimite nos homens. A epididimite é uma inflamação do epidídimo, um tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para o canal deferente. Pode causar dor, inchaço e sensibilidade no escroto.
*
Proctite tanto em homens quanto em mulheres. A proctite é uma inflamação do reto. Pode causar dor retal, secreção e sangramento.
*
Infecções oculares , como conjuntivite (olho rosa) e endoftalmite (uma infecção do interior do olho).
*
Infecção gonocócica disseminada (DGI) . DGI é uma complicação rara, mas grave, da gonorreia que ocorre quando a bactéria se espalha pela corrente sanguínea para outras partes do corpo, como articulações, coração e pele. DGI pode ser fatal.
Além destas complicações, a gonorreia não tratada também pode aumentar o risco de adquirir e transmitir outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), incluindo o VIH.
É importante fazer o teste de gonorreia e outras DSTs e receber tratamento imediatamente se estiver infectado. Se você tiver algum sintoma de gonorreia, como sensação de queimação ao urinar, secreção no pênis ou na vagina ou dor no abdômen ou nos órgãos genitais, consulte seu médico ou outro profissional de saúde imediatamente.