casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

O transtorno de personalidade narcisista NPD pode ser misturado com AvPD Esquivo?

Sim. O transtorno de personalidade narcisista (NPD) e o transtorno de personalidade esquiva (AvPD) são transtornos de personalidade que podem ser mistos. Enquanto o NPD é caracterizado por um grandioso senso de auto-importância, uma necessidade de admiração e uma falta de empatia, o AvPD é caracterizado por extrema timidez, sentimentos de inadequação e medo de rejeição. Embora o NPD e o AvPD possam parecer contraditórios, também podem existir num único indivíduo, resultando num perfil complexo. Veja como os dois distúrbios podem coexistir:

Narcisismo encoberto:Algumas pessoas com transtorno de personalidade narcisista apresentam "narcisismo encoberto", que envolve uma combinação de traços de NPD e baixa auto-estima. Indivíduos com este subtipo de NPD podem parecer humildes e aparentemente tímidos ou inseguros. Ainda assim, eles têm um sentimento subjacente de superioridade e buscam admiração e atenção.
Mecanismo de Defesa:Alguns indivíduos com transtorno de personalidade esquiva podem desenvolver traços narcisistas como mecanismo de defesa. Ao adoptarem uma fachada de auto-importância e auto-admiração, tentam compensar os seus sentimentos de inadequação e proteger a sua frágil auto-estima.
Grandiosidade para enfrentar:Pessoas com AvPD podem ocasionalmente exibir grandiosidade para compensar seu sentimento subjacente de inferioridade e para aumentar sua autoimagem. Essa grandiosidade costuma ser breve e mais compensatória do que uma crença genuína na própria superioridade.
Sensibilidade e Rejeição:Tanto o NPD quanto o AvPD podem levar a uma maior sensibilidade à crítica ou rejeição. Pessoas com esses transtornos podem reagir defensivamente ou retrair-se para evitar uma potencial humilhação.
Medo da intimidade:Pessoas com ambos os transtornos podem compartilhar o medo da intimidade devido ao medo da rejeição ou da inadequação. Eles podem evitar relacionamentos íntimos ou sabotá-los devido às suas necessidades conflitantes.
Embora traços de personalidade narcisista e esquiva possam coexistir em um indivíduo, é importante observar que cada caso é único e a manifestação e a gravidade dos sintomas podem variar. O diagnóstico de perfis de personalidade tão complexos exigiria uma avaliação minuciosa por um profissional de saúde mental qualificado.