casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
O que é uma incapacidade hereditária de produzir hemoglobina?
A incapacidade hereditária de produzir hemoglobina é chamada de talassemia. A talassemia é um grupo de doenças sanguíneas hereditárias que afetam a produção de hemoglobina. A hemoglobina é a proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio por todo o corpo. Na talassemia, o corpo produz menos hemoglobina do que o normal, o que pode levar à anemia.
A talassemia é causada por mutações nos genes que controlam a produção de hemoglobina. Essas mutações podem ser herdadas de qualquer um dos pais. A gravidade da talassemia pode variar, dependendo do tipo de mutação e do número de genes afetados.
A talassemia é mais comum em pessoas de ascendência mediterrânea, do Oriente Médio e do Sudeste Asiático. Também é encontrado em pessoas de ascendência africana, caribenha e do sul da Ásia.
Existem dois tipos principais de talassemia:
*
Alfa talassemia é causada por mutações nos genes que controlam a produção de cadeias de alfa-globina. As cadeias de alfa-globina são um dos dois tipos de cadeias de globina que constituem a hemoglobina.
*
Beta talassemia é causada por mutações nos genes que controlam a produção de cadeias de beta-globina. As cadeias de beta-globina são o outro tipo de cadeia de globina que constitui a hemoglobina.
A talassemia pode causar uma variedade de sintomas, incluindo:
* Anemia
* Fadiga
* Fraqueza
* Pele pálida
* Falta de ar
* Dores de cabeça
* Tontura
* Tontura
* Frequência cardíaca rápida
* Baço aumentado
* Icterícia
A talassemia pode ser diagnosticada com um exame de sangue. O tratamento da talassemia depende da gravidade da doença. O tratamento pode incluir:
*Transfusões de sangue
*Terapia com ferro
*Transplante de medula óssea
*Terapia genética
A talassemia é uma doença grave, mas pode ser controlada com tratamento. A maioria das pessoas com talassemia consegue viver uma vida plena e ativa.