casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

Como você se torna um celíaco?

A doença celíaca é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de glúten. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Quando pessoas com doença celíaca comem glúten, o sistema imunológico ataca erroneamente o intestino delgado, causando danos às vilosidades. As vilosidades são pequenas projeções semelhantes a dedos que revestem o intestino delgado e ajudam a absorver os nutrientes dos alimentos.

Existem dois fatores de risco principais para a doença celíaca:genética e fatores ambientais.

Genética:A doença celíaca está associada a certos genes, incluindo HLA-DQ2 e HLA-DQ8. As pessoas que possuem esses genes têm maior probabilidade de desenvolver a doença celíaca, mas nem todas as pessoas que possuem esses genes desenvolverão a doença.

Fatores ambientais:Certos fatores ambientais, como estresse, doença ou cirurgia, podem desencadear a doença celíaca em pessoas que já estão geneticamente predispostas à doença.

Não há cura para a doença celíaca, mas ela pode ser controlada com uma dieta sem glúten. Uma dieta sem glúten envolve evitar todos os alimentos que contenham glúten, incluindo trigo, cevada, centeio e aveia. Pessoas com doença celíaca também devem ter cuidado para evitar a contaminação cruzada dos alimentos com glúten. Isto pode acontecer quando os alimentos que contêm glúten são processados ​​no mesmo equipamento ou nas mesmas instalações que os alimentos sem glúten.

Se você acha que pode ter doença celíaca, converse com seu médico. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir problemas graves de saúde.