casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

O que causa a heterocromia setorial?

A heterocromia setorial é uma doença ocular rara em que uma pessoa tem duas íris de cores diferentes. Essa condição ocorre quando há diferença na quantidade de melanina nos diferentes setores da íris. A melanina é o pigmento que dá cor à íris.

A causa mais comum de heterocromia setorial é uma mutação genética. Esta mutação pode ocorrer no gene OCA2 ou SLC24A4. O gene OCA2 é responsável pela produção de uma proteína que ajuda a transportar a melanina para a íris. O gene SLC24A4 é responsável pela produção de uma proteína que ajuda a regular a quantidade de melanina na íris. Quando qualquer um desses genes sofre mutação, pode levar a uma diferença na quantidade de melanina nos diferentes setores da íris, resultando em heterocromia setorial.

Outras causas de heterocromia setorial incluem:

* Trauma: Uma lesão ocular pode causar danos à íris, levando a uma diferença na quantidade de melanina nos diferentes setores da íris.
* Infecções: Infecções oculares, como a irite, também podem causar danos à íris, levando à heterocromia setorial.
* Certos medicamentos: Alguns medicamentos, como os análogos das prostaglandinas, podem causar alterações na quantidade de melanina na íris, levando à heterocromia setorial.
* Glaucoma: Pessoas com glaucoma têm maior probabilidade de desenvolver heterocromia setorial. Isso ocorre porque o glaucoma pode danificar o nervo óptico, o que pode levar a alterações na quantidade de melanina na íris.