casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

O que são malformações congênitas?

As malformações congênitas, também conhecidas como defeitos congênitos, são alterações estruturais presentes no nascimento que podem afetar qualquer parte do corpo. Eles podem variar de pequenas anomalias físicas a condições graves de risco de vida.

As malformações congênitas podem ocorrer devido a vários fatores, incluindo anomalias genéticas, influências ambientais e infecções durante a gravidez. Alguns tipos comuns de malformações congênitas incluem:

- Defeitos cardíacos:Estes são o tipo mais comum de defeito congênito, afetando cerca de 1 em cada 100 bebês. Exemplos incluem comunicação interatrial (CIA), comunicação interventricular (CIV) e tetralogia de Fallot.

- Defeitos do tubo neural:São defeitos no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal. Exemplos incluem espinha bífida e anencefalia.

- Fissura labiopalatina:são aberturas ou fissuras no lábio superior ou no céu da boca.

- Defeitos nos membros:podem envolver membros ausentes ou extras, membros encurtados ou deformidades nas mãos ou pés.

- Defeitos do sistema digestivo:podem incluir condições como atresia esofágica (desenvolvimento incompleto do esôfago), estenose pilórica (estreitamento da saída do estômago) e doença de Hirschsprung (ausência de células nervosas no cólon).

- Defeitos do sistema geniturinário:podem afetar os rins, a bexiga ou os órgãos reprodutivos. Os exemplos incluem hipospádia (abertura anormal da uretra na parte inferior do pênis) e testículos que não descem.

- Anomalias cromossômicas:São alterações na estrutura ou no número de cromossomos, que podem levar a diversos problemas de desenvolvimento. Exemplos incluem síndrome de Down e síndrome de Turner.

As malformações congênitas podem ter impactos físicos, mentais e emocionais significativos nos indivíduos afetados e em suas famílias. A detecção e intervenção precoces podem melhorar os resultados e a qualidade de vida das crianças com defeitos congênitos.