casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

Quais são as chances de albinismo em gêmeos monozigóticos?

As chances de gêmeos monozigóticos (idênticos) serem ambos albinos são muito altas, quase 100%, se ambos os pais forem portadores do gene albino. Como os gêmeos idênticos compartilham o mesmo material genético, se um dos gêmeos for albino, o outro gêmeo também será albino, desde que ambos os pais sejam portadores do gene.

O albinismo é uma condição genética autossômica recessiva, o que significa que é transportado em cromossomos que não estão ligados ao sexo. Para que uma criança herde o albinismo, ela deve receber duas cópias do gene albino, uma de cada pai. Se ambos os pais forem portadores do gene albino, cada um dos pais tem 50% de chance de transmiti-lo ao filho. Isto significa que há 25% de probabilidade de ambos os gémeos idênticos herdarem o gene albino e terem albinismo.

No entanto, é importante notar que, embora as probabilidades de ambos os gémeos monozigóticos terem albinismo sejam muito elevadas se ambos os pais forem portadores, ainda é possível que apenas um gémeo seja albino se houver uma mutação num dos genes envolvidos na produção de melanina. que ocorre após a concepção.