casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
As doenças hereditárias podem aparecer em uma criança apesar de nenhum dos pais apresentar quaisquer sinais ou sintomas de doença?
Sim, doenças hereditárias podem aparecer em uma criança apesar de nenhum dos pais apresentar quaisquer sinais ou sintomas da doença. Isso é possível devido à forma como as características genéticas são transmitidas de pais para filhos.
As características genéticas são determinadas por genes, localizados nos cromossomos. Cada pessoa possui duas cópias de cada cromossomo, uma herdada de cada pai. Alguns genes são dominantes, o que significa que sempre serão expressos se estiverem presentes. Outros genes são recessivos, o que significa que só serão expressos se ambas as cópias do gene forem defeituosas.
Se uma pessoa tem apenas uma cópia defeituosa de um gene recessivo, ela é chamada de portadora. Os portadores não apresentam sinais ou sintomas da doença, mas podem transmitir o gene defeituoso aos filhos. Se dois portadores tiverem um filho, há 1 chance em 4 de que a criança herde duas cópias defeituosas do gene e desenvolva a doença.
É por isso que doenças hereditárias podem aparecer em uma criança mesmo que nenhum dos pais apresente quaisquer sinais ou sintomas da doença. Se ambos os pais forem portadores de um gene recessivo, existe a possibilidade de o filho herdar duas cópias defeituosas do gene e desenvolver a doença.