casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

As mutações sempre alteram a estrutura e função da proteína codificada?

Nem sempre, as mutações podem ter efeitos diferentes na estrutura e função da proteína codificada, dependendo do tipo e localização da mutação. Algumas mutações podem ser completamente silenciosas, sem qualquer efeito sobre a proteína, enquanto outras podem ter consequências profundas. Aqui estão algumas possibilidades:

1. Mutações silenciosas:São mutações que ocorrem na sequência do DNA, mas não alteram a sequência de aminoácidos da proteína. Isso pode acontecer quando ocorre uma mutação em uma região não codificadora do gene ou quando a mutação resulta em um códon sinônimo que codifica o mesmo aminoácido. Mutações silenciosas não alteram a estrutura ou função da proteína.

2. Mutações Missense:Essas mutações ocorrem quando uma única alteração de nucleotídeo na sequência de DNA resulta em um códon diferente, que codifica um aminoácido diferente. Isto pode levar à substituição de um aminoácido por outro na sequência da proteína. Mutações missense podem ter efeitos variados na estrutura e função da proteína, desde mudanças sutis até alterações significativas ou perda completa de função.

3. Mutações sem sentido:Essas mutações ocorrem quando uma alteração de nucleotídeo resulta em um códon de parada prematuro, o que faz com que a síntese protéica seja encerrada precocemente. Isto leva à produção de uma proteína truncada que é mais curta que a proteína normal. Mutações sem sentido geralmente têm consequências graves, resultando em proteínas não funcionais ou instáveis.

4. Mutações de frameshift:ocorrem quando o quadro de leitura da sequência de DNA é alterado devido à inserção ou exclusão de nucleotídeos. Mutações frameshift causam uma mudança completa na sequência de aminoácidos a jusante da mutação, muitas vezes levando à produção de uma proteína não funcional ou drasticamente alterada.

5. Mutações no local de splice:ocorrem nos locais de splice do gene, que regulam o processo de splicing do transcrito do RNA. Mutações nessas regiões podem afetar o padrão de splicing, levando à produção de transcritos com splicing anormal que podem resultar em proteínas não funcionais.

É importante observar que o impacto de uma mutação na estrutura e função da proteína depende de vários fatores, incluindo o gene e a proteína específicos afetados, o tipo de mutação e a localização da mutação dentro da sequência do gene ou da proteína.