casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
Seu sangue revela traços raciais?
A resposta simples é:
Não .
O sangue não revela traços raciais. Não há base científica para associar o tipo sanguíneo à raça. O tipo sanguíneo é determinado por variações herdadas nos genes, e essas variações não estão associadas a nenhum grupo racial ou étnico específico. Pessoas de todas as raças e etnias podem ter qualquer um dos quatro principais tipos sanguíneos:A, B, AB ou O.
O equívoco de que o tipo sanguíneo pode ser usado para determinar a raça provavelmente decorre do fato de que certos tipos sanguíneos são mais comuns em certas populações. Por exemplo, o tipo sanguíneo A é mais comum em pessoas de ascendência europeia, enquanto o tipo sanguíneo B é mais comum em pessoas de ascendência asiática. No entanto, estas são apenas tendências estatísticas e há muitas excepções à regra. Existem muitas pessoas de ascendência europeia que têm o tipo sanguíneo B e muitas pessoas de ascendência asiática que têm o tipo sanguíneo A.
Raça é uma construção social, não biológica. Não há base científica para dividir a humanidade em raças distintas. Todos os humanos pertencem à mesma espécie, o Homo sapiens, e somos todos mais parecidos do que diferentes.