casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
O que é mutação de driver?
Uma mutação condutora é uma alteração genética que fornece às células cancerígenas uma vantagem de crescimento. As mutações condutoras normalmente ocorrem em genes que estão envolvidos na regulação do ciclo celular, no reparo do DNA ou nas vias de transdução de sinal. Essas mutações podem fazer com que as células cresçam e se dividam de forma incontrolável, levando ao desenvolvimento do câncer.
Existem dois tipos principais de mutações condutoras:oncogenes e genes supressores de tumor. Oncogenes são genes que sofreram mutação para codificar proteínas que promovem o crescimento e a divisão celular. Genes supressores de tumor são genes que sofreram mutação para codificar proteínas que inibem o crescimento e a divisão celular.
As mutações do driver podem ser herdadas ou adquiridas. Mutações condutoras herdadas estão presentes em todas as células do corpo, enquanto mutações condutoras adquiridas ocorrem em células que sofreram mutações somáticas. Mutações somáticas são alterações no DNA que ocorrem após o nascimento.
Mutações condutoras são um fator chave no desenvolvimento do câncer. Ao compreender as alterações genéticas que impulsionam o crescimento do cancro, os cientistas podem desenvolver novos tratamentos para combater estas mutações e prevenir o desenvolvimento ou propagação do cancro.