casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

Quais doenças são hereditárias?

Sabe-se que muitas doenças e características têm base hereditária, o que significa que são transmitidas de pais para filhos através dos genes. Aqui estão alguns exemplos de doenças que têm um componente genético:

1. Fibrose cística: Esta doença respiratória crónica afecta os pulmões e outros órgãos e é causada por mutações no gene CFTR.

2. Anemia falciforme: Esta doença sanguínea afeta o formato dos glóbulos vermelhos, causando anemia e danos aos tecidos. É causada por uma mutação no gene HBB.

3. Doença de Huntington: Esta doença neurodegenerativa afeta o cérebro e o sistema nervoso e é causada por uma mutação no gene HTT.

4. Síndrome de Marfan: Este distúrbio do tecido conjuntivo afeta o coração, os vasos sanguíneos, os olhos e o esqueleto. É causada por mutações no gene FBN1.

5. Hemofilia A e B: Esses distúrbios hemorrágicos são causados ​​por mutações nos genes F8 e F9, que estão envolvidos na coagulação sanguínea.

6. Doença de Tay-Sachs: Esta doença neurodegenerativa afeta o sistema nervoso e é causada por uma mutação no gene HEXA, que está envolvido na degradação de certas gorduras.

7. Fibrose cística: Esta doença respiratória crónica afecta os pulmões e outros órgãos e é causada por mutações no gene CFTR.

8. Diabetes mellitus (tipo 1 e 2): Tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 têm um componente genético, embora o tipo 1 esteja mais fortemente ligado a fatores genéticos. O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, enquanto o diabetes tipo 2 é caracterizado pela resistência à insulina. Vários genes estão envolvidos no desenvolvimento dessas condições.

9. Câncer: Algumas formas de câncer, como câncer de mama, câncer de ovário e câncer de cólon, têm um componente hereditário. Mutações em genes específicos, como os genes BRCA1 e BRCA2, aumentam o risco de desenvolver certos tipos de cancro.

10. Doença de Alzheimer: A doença de Alzheimer, uma doença cerebral progressiva, tem uma componente genética, especialmente nos casos de início precoce (antes dos 65 anos). Genes específicos, como o gene APOE, estão associados a um risco aumentado de desenvolver a doença.

11. Síndrome do X Frágil: A síndrome do X frágil é uma condição genética que causa deficiência intelectual, problemas comportamentais e características físicas. É causada por uma mutação no gene FMR1.

É importante notar que embora os factores genéticos desempenhem um papel significativo nestas doenças, eles não determinam apenas a susceptibilidade ou o risco de um indivíduo. Outros fatores, como estilo de vida, exposições ambientais e saúde geral, também contribuem para o desenvolvimento e manifestação destas doenças.