casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
O que causa distúrbios como a síndrome de Klinefelter e a síndrome de Turner?
Síndrome de Klinefelter A síndrome de Klinefelter é uma doença genética em que um homem nasce com uma cópia extra do cromossomo X. Isso significa que, em vez de ter o par normal de cromossomos XY, um homem com síndrome de Klinefelter possui um par de cromossomos XXY.
A causa exata da síndrome de Klinefelter é desconhecida, mas acredita-se que ela ocorra durante a formação do óvulo ou do esperma. Quando um óvulo ou espermatozóide é produzido, os cromossomos são normalmente separados de modo que cada célula acabe com uma cópia de cada cromossomo. No entanto, em alguns casos, um óvulo ou espermatozoide pode acabar com uma cópia extra de um cromossomo. Se isso acontecer e o óvulo e o espermatozóide se combinarem para formar um embrião, o embrião terá uma cópia extra do cromossomo que foi duplicado.
Síndrome de Turner A síndrome de Turner é uma doença genética em que uma mulher nasce com apenas uma cópia do cromossomo X. Isto significa que em vez de ter o par normal de cromossomos XX, uma mulher com síndrome de Turner tem um par de cromossomos XO.
A causa exata da síndrome de Turner é desconhecida, mas acredita-se que ela ocorra durante a formação do óvulo ou do esperma. Quando um óvulo ou espermatozóide é produzido, os cromossomos são normalmente separados de modo que cada célula acabe com uma cópia de cada cromossomo. No entanto, em alguns casos, um óvulo ou espermatozóide pode acabar sem cópias de um cromossomo. Se isso acontecer e o óvulo e o espermatozóide se combinarem para formar um embrião, o embrião terá apenas uma cópia do cromossomo que estava faltando.