casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
A doença de Tay-Sachs pode ser uma adaptação a uma mutação no gene. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro.
A doença de Tay-Sachs é uma doença genética que resulta da incapacidade do corpo de decompor adequadamente uma substância gordurosa chamada gangliosídeo GM2. Essa substância se acumula no cérebro e em outras partes do sistema nervoso, causando danos progressivos e, eventualmente, morte.
Acredita-se que a mutação do gene Tay-Sachs possa ter surgido como uma adaptação para proteger contra uma doença genética diferente, conhecida como doença de Gaucher. A doença de Gaucher também é causada por uma mutação num gene que está envolvido na degradação de substâncias gordurosas, mas, neste caso, a mutação leva ao acúmulo de uma substância gordurosa diferente chamada glicocerebrosídeo.
Acredita-se que a mutação Tay-Sachs tenha surgido como uma forma de compensar a mutação da doença de Gaucher, aumentando a atividade da enzima que decompõe o glicocerebrosídeo. Isto teria ajudado a proteger os indivíduos com ambas as mutações dos efeitos da doença de Gaucher.
No entanto, a mutação de Tay-Sachs também tem as suas próprias consequências negativas, levando à acumulação de gangliosídeo GM2 e ao desenvolvimento da doença de Tay-Sachs.