casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

Quais são as diferentes síndromes?

Existem muitas síndromes diferentes, cada uma com seu conjunto único de sintomas e características. Algumas das síndromes mais comuns incluem:

* Síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre quando uma pessoa tem uma cópia extra do cromossomo 21. Pode causar uma série de problemas físicos e de desenvolvimento, incluindo deficiência intelectual, baixa estatura e características faciais distintas.
* Transtorno do espectro do autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de uma pessoa de se comunicar e interagir com outras pessoas. Também pode causar comportamentos repetitivos, interesses restritos e sensibilidades sensoriais.
* Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de uma pessoa de prestar atenção, controlar o comportamento impulsivo e ficar quieta. Também pode causar hiperatividade e/ou desatenção.
* Síndrome de Tourette é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por tiques. Os tiques são movimentos ou vocalizações involuntárias e repetitivas. Eles podem variar em gravidade e frequência e podem incluir piscar de olhos, balançar a cabeça, tossir ou xingar.
* Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno de ansiedade que faz com que uma pessoa tenha pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos. Os pensamentos intrusivos costumam ser angustiantes e podem fazer com que a pessoa se sinta ansiosa ou com medo. Os comportamentos compulsivos são rituais que a pessoa se sente obrigada a realizar para reduzir a ansiedade.
* Esquizofrenia é uma doença mental que afeta os pensamentos, sentimentos e comportamento de uma pessoa. Pode causar delírios, alucinações, fala desorganizada e retraimento social.
* Transtorno bipolar é uma doença mental caracterizada por episódios de mania e depressão. Durante episódios maníacos, uma pessoa pode ter aumento de energia, diminuição da necessidade de sono, pensamentos acelerados e comportamento impulsivo. Durante episódios depressivos, uma pessoa pode sentir mau humor, perda de interesse nas atividades, alterações no apetite ou no sono e fadiga.
* Transtorno de personalidade borderline (TPB) é uma doença mental caracterizada por emoções instáveis, impulsividade e dificuldade de estabelecer relacionamentos. Pessoas com TPB também podem experimentar sentimentos intensos de vazio, automutilação e pensamentos suicidas.
* Transtorno de personalidade anti-social (ASPD) é uma doença mental caracterizada pelo desrespeito aos direitos dos outros, impulsividade e agressão. Pessoas com ASPD também podem ter histórico de comportamento criminoso.
* Transtorno de personalidade narcisista (NPD) é uma doença mental caracterizada por um senso inflado de auto-importância, necessidade de admiração e falta de empatia. Pessoas com NPD também podem ter um histórico de comportamento grandioso, manipulação e exploração de outras pessoas.