casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
NOVIDS:Alguns têm genes para evitar COVID?
NOVIDS:Alguns têm os genes para se esquivar da COVID? A resposta é:
sim Explicação: Algumas pessoas podem ter variações genéticas que as tornam menos propensas a contrair COVID-19 ou a desenvolver sintomas graves se forem infectadas. Acredita-se que essas variações genéticas sejam relativamente raras, mas poderiam explicar por que algumas pessoas parecem ser mais resistentes ao vírus do que outras.
Um estudo, publicado na revista Nature Genetics, descobriu que pessoas com uma determinada variante do gene ACE2 tinham menos probabilidade de desenvolver COVID-19 grave. O gene ACE2 codifica uma proteína que o vírus utiliza para entrar nas células, por isso pensa-se que esta variante pode tornar mais difícil para o vírus infectar as células.
Outro estudo, publicado na revista JAMA Network Open, descobriu que pessoas com uma determinada variante do gene OAS1 tinham maior probabilidade de desenvolver COVID-19 grave. O gene OAS1 codifica uma proteína que está envolvida na resposta imunológica do corpo a infecções virais, por isso pensa-se que esta variante pode tornar mais difícil para o corpo combater o vírus.
Estes estudos sugerem que as variações genéticas podem desempenhar um papel na susceptibilidade à COVID-19 e na gravidade da doença. No entanto, é importante notar que estes estudos são baseados num pequeno número de pessoas, sendo necessárias mais pesquisas para confirmar o papel destas variações genéticas.
Além disso, é importante lembrar que a genética não é o único fator que determina a suscetibilidade à COVID-19. Outros fatores, como idade, condições de saúde subjacentes e fatores ambientais, também podem desempenhar um papel.