casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas
AMD:O que saber sobre o início precoce
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das principais causas de cegueira em adultos mais velhos, mas também pode afetar pessoas mais jovens. A DMRI de início precoce é definida como DMRI que ocorre antes dos 50 anos de idade.
A DMRI é uma doença degenerativa que afeta a mácula, uma pequena área no centro da retina responsável pela visão central nítida. Na DMRI inicial, existem pequenos depósitos amarelos chamados drusas na mácula. Esses depósitos geralmente são inofensivos, mas podem levar a formas mais avançadas de DMRI.
A DMRI intermediária é caracterizada pelo desenvolvimento de drusas maiores e áreas de adelgaçamento da retina. Essas alterações podem causar perda leve de visão, mas geralmente não afetam as atividades diárias.
A DMRI avançada é a forma mais grave da doença e pode levar à perda significativa da visão. Existem dois tipos principais de AMD avançada:úmida e seca.
* A DMRI úmida ocorre quando novos vasos sanguíneos crescem sob a retina. Esses vasos sanguíneos podem vazar líquido e sangue, o que pode danificar a mácula e levar à rápida perda de visão.
* A DMRI seca ocorre quando a mácula se deteriora lentamente com o tempo. Isso pode causar perda gradual da visão que pode não ser imediatamente perceptível.
Fatores de risco para DMRI de início precoce Os fatores de risco para DMRI de início precoce são semelhantes aos da DMRI em adultos mais velhos, mas é mais provável que a DMRI de início precoce seja o resultado de mutações genéticas herdadas. Alguns desses fatores de risco incluem:
*História familiar de DMRI
* Fumar
* Pressão alta
* Obesidade
* Diabetes
* Olhos claros
*
Genética - Certas mutações e variações genéticas, como mutações no gene do fator de complemento H (CFH), aumentam o risco de desenvolver DMRI e podem ocorrer em famílias
*
Raça e etnia - Estudos demonstraram que indivíduos brancos têm maior risco de DMRI de início precoce em comparação com outros grupos raciais e étnicos
O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a retardar a progressão da DMRI e preservar a visão. Se você estiver enfrentando alguma alteração na visão, é importante consultar seu oftalmologista imediatamente. Se você corre alto risco de desenvolver DMRI, considere fazer exames oftalmológicos regulares para detectar a doença precocemente.