PGD é utilizado com a fertilização in vitro (FIV ) para permitir que apenas os embriões encontrados para ser livre de uma doença genética específica para ser transferido para uma mulher para criar uma gravidez.
para os casais com riscos genéticos conhecidos
PGD é benéfico para casais que têm um risco significativo de transmissão de doenças genéticas conhecidas . Estas doenças genéticas incluem fibrose cística, anemia falciforme , atrofia muscular espinhal , doença de Huntington, hemofilia, distrofia muscular de Duchenne , e muito mais.
Evitar interrupção de uma gravidez
Somente embriões diagnosticados como livre de uma doença genética específica será transferido para a mulher para a gravidez. PGD ajuda a evitar que a decisão mais tarde, a família pode ter quanto à possibilidade ou não de interromper a gravidez .
Benefício não divulgar
Usando PGD irá eliminar a necessidade de submeter adultos "em risco" à realização dos exames para a doença na idade adulta séria . Isto é conhecido como "não- divulgação " PGD .
Baixa incidência de defeitos congênitos
A incidência de defeitos congênitos é relatada a ser de 3 a 5 por cento. No entanto, esta é a mesma taxa de defeitos congênitos detectados em bebês que não estão submetidos a PGD .