As seqüências de DNA de quaisquer dois indivíduos não aparentados são tipicamente mais de 99 por cento idêntico , as diferenças , no entanto, são importantes para tornar -nos únicos . Juntamente com o nosso meio ambiente , essas variações genéticas moldar a nossa aparência, a nossa personalidade e nossa saúde global. Diferenças no nosso genoma pode também determinar o modo como reagimos a drogas ou medicamentos. Muitas drogas são pequenas moléculas que actuam por ligação a proteínas , as macromoléculas grandes , que fazem parte do trabalho em células . Pequenas diferenças nas proteínas produzidas por diferentes versões de um gene que varia de uma pessoa para outra pode ter um grande impacto em termos de eficácia e segurança de um medicamento.
Efeitos Adversos
um artigo publicado em 2000 no British Medical Journal citou uma estimativa de que mais de 100 mil pacientes nos Estados Unidos morrem a cada ano como resultado de reações adversas a medicamentos prescritos. Muitas destas reacções adversas são o resultado de interacções fármaco-fármaco , isto é, tendo duas drogas que reagem em conjunto para provocar efeitos secundários , alguns destes casos , no entanto , são causadas por variações individuais na resposta a uma determinada droga ou medicamento . Determinar quais genes são responsáveis por estas reacções adversas , em seguida, testar os pacientes antes da emissão de uma receita médica pode ajudar a evitar estes problemas.
Eficácia
Nem todas as drogas são eficazes na todos os indivíduos . A codeína analgésico, por exemplo, é ineficaz em quase 10 por cento da população , de acordo com o Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais . O nível de resposta a alguns medicamentos podem variar amplamente de um indivíduo para outro , muito dessa variabilidade pode ser determinada pela composição genética do paciente . Determinar quais genes causam essa variabilidade e , em seguida, testando as variações comuns ajudaria os médicos a prescrever o melhor remédio para cada caso, em vez de uma abordagem "one- size-fits -all" .
Progress in Farmacogenética
Os cientistas já identificaram genes que afetam as respostas dos pacientes a várias drogas. O exemplo mais notável é , provavelmente, a família do citocromo P450 de proteínas no fígado , que auxiliam na quebra de certos fármacos . Variações genéticas nos genes que codificam estas proteínas têm sido associadas a variações na forma como os pacientes respondem a drogas como a varfarina, um anticoagulante ou anti- droga no sangue de coagulação. Infelizmente, devido à complexidade da biologia humana e do grande número de genes que podem afetar a resposta a uma determinada droga , muito mais pesquisa provavelmente será obrigado a fazer a promessa da farmacogenética uma realidade.
Farmacogenética Vs . Farmacogenômica
farmacogenética e farmacogenômica em um ponto que se refere o sub-campos separados de pesquisa; os dois termos são agora usados como sinônimos , no entanto , e ambos significam essencialmente a mesma coisa
.