casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas

Como calcular a Frequência portadora ligada ao X

Um gene é dito ser quando a doença ou característica causada por ele é herdado através de X ou Y cromossomo sexual ligada ao sexo . Distúrbios ligados ao X mais comumente afetam os homens porque os homens só precisa herdar um cromossoma X afectado . As fêmeas devem receber duas cópias do gene , um de cada pai , de ter a doença. Uma fêmea com um apenas um cromossomo X afetado é um portador da doença e, normalmente, não apresenta sintomas . Você pode calcular a freqüência desses transtornos em uma dada população usando a equação de Hardy- Weinberg . Na equação de Hardy- Weinberg , p ^ 2 + 2pq + q ^ 2 = 1 P é a freqüência do alelo dominante. No caso de perturbações ligadas ao X , p é a frequência do cromossoma X normal e q é a frequência do cromossoma X que contém o gene para a desordem . A porção 2PQ da equação descreve um transportador para um distúrbio ligado ao X . Todas as frequências somados vai ser igual a 100 por cento ou , p + q = 1 . Coisas que você precisa
Calculadora
Show Mais instruções
1

Decida se você recebeu o valor de p ou q para substituir na sua equação. A fim de encontrar a freqüência das operadoras , primeiro você deve ter a freqüência do alelo , em seguida, usar a equação de Hardy- Weinberg para resolver para o pedaço de informação que você está procurando.

Por exemplo, se você sei que 20 por cento dos homens numa população têm hemofilia , então p + 0,20 = 1 e 1-0,20 = p , então p = 0,80 . Você pode usar esta informação para calcular as frequências para as mulheres , e dos transportadores.
2

Substitua os valores calculados na Etapa 1 na equação de Hardy- Weinberg . Por exemplo, 2 pq é a freqüência de mulheres portadoras da população , p ^ 2 é a freqüência de mulheres com dois cromossomos X normais que não são nem um portador nem afetados pela desordem e q ^ 2 é a freqüência de mulheres com hemofilia .
3

Resolva a equação para encontrar as fêmeas de frequência que serão portadores. No problema exemplo, 2pq = 2 * 0,20 * 0,80 = 0,32 ou 32 por cento das fêmeas serão portadores .