Às vezes , um cromossomo está faltando um pouco de sua informação genética. Isto é conhecido como cromossoma deleção . O material genético pode estar em falta na extremidade do cromossoma , em uma forma de eliminação chamado eliminação terminal. Ou o material genético pode estar faltando dentro do cromossomo.
Resultado da Exclusão
Se uma pessoa tem cromossomos com algum material genético excluído, ele poderia criar desequilíbrios em sua material genético que pode resultar em perturbações . Enquanto algumas pessoas têm uma deleção que afeta uma grande parte de seu cromossomo , é mais comum a experiência de eliminações menores.
Espontânea Mutação
A deleção do cromossomo pode surgir como resultado de uma mutação espontânea , sem qualquer outra influência na qualidade do mesmo. Este é um resultado de processos internos imperfeitos . Durante o processo de meiose , por exemplo, a exclusão poderia acontecer se um pedaço de DNA se rompe e depois junta-se , deixando de fora alguns informação genética.
Induced Mutation
Outro processo que afeta cromossomos é induzida mutação . Isto é, quando um agente externo produz a mudança no ADN . Isto poderia acontecer como resultado das interacções com químicos tais como ácido nitroso , que actuam sobre as bases químicas de DNA . A exposição à radiação a partir de fontes, tais como raios-X podem danificar o ADN também. A exposição à radiação ultravioleta poderia vir das lâmpadas solares ou bronzeamento.