casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos

Como a luz que entra no olho é afetada pela conjuntivite?

A conjuntivite, também conhecida como olho rosa, é uma inflamação da conjuntiva, uma fina membrana que reveste a pálpebra e cobre a parte branca do olho. A conjuntivite pode ser causada por uma infecção bacteriana ou viral, alergias ou irritantes.

Quando a luz entra no olho, ela passa através da córnea, a camada externa transparente do olho que cobre a pupila e a íris. A córnea ajuda a focar a luz na retina, o tecido sensível à luz na parte posterior do olho. Se a conjuntiva estiver inflamada, a córnea pode ficar turva ou inchada, o que pode dispersar a luz e dificultar a visão clara.

A conjuntivite também pode fazer com que os olhos fiquem vermelhos, irritados e lacrimejantes. Esses sintomas podem dificultar a manutenção dos olhos abertos e causar sensibilidade à luz. Em alguns casos, a conjuntivite também pode fazer com que as pálpebras fiquem com crostas ou grudadas.

Se você estiver apresentando algum dos sintomas da conjuntivite, é importante consultar um oftalmologista para obter diagnóstico e tratamento.