casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos
O que causa a displasia septo-óptica?
A displasia septo-óptica (SOD) é uma doença congênita rara caracterizada pelo subdesenvolvimento dos nervos ópticos e do septo pelúcido, uma membrana fina no cérebro. A causa exata da SOD é desconhecida, mas acredita-se que vários fatores contribuam para o seu desenvolvimento:
Fatores genéticos: A SOD tem sido associada a várias mutações genéticas e anomalias cromossômicas. Descobriu-se que mutações em genes como HESX1, SOX2 e OTX2 estão associadas à SOD. Esses genes desempenham papéis cruciais no desenvolvimento inicial das estruturas cerebrais e oculares.
Fatores ambientais: Certos fatores ambientais durante a gravidez também podem contribuir para o desenvolvimento da SOD. Por exemplo, a exposição materna a certas toxinas, infecções ou medicamentos, como álcool, certas drogas ou radiação, tem sido associada a um risco aumentado de SOD.
Fatores vasculares: Acredita-se que alguns casos de SOD resultem de interrupções no fornecimento de sangue ao cérebro e aos olhos em desenvolvimento. O desenvolvimento anormal ou problemas com a formação de vasos sanguíneos no cérebro em desenvolvimento podem levar ao fornecimento insuficiente de oxigênio e nutrientes, resultando no subdesenvolvimento dos nervos ópticos e do septo pelúcido.
Anormalidades de desenvolvimento: Defeitos durante o desenvolvimento embrionário inicial também podem levar à SOD. Interrupções nos processos normais de desenvolvimento que envolvem a formação do cérebro, dos olhos e das estruturas da linha média podem resultar nas características da SOD.
É importante observar que a SOD pode ocorrer como uma condição isolada ou em associação com outras síndromes ou distúrbios. Em alguns casos, a SOD pode fazer parte de uma doença ou condição genética mais ampla, como a síndrome CHARGE ou a síndrome de Kallmann.