casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos
Por que o olho precisa de sangue e nutrientes?
O olho precisa de sangue e oxigênio por vários motivos.
*
A retina, responsável pela conversão da luz em sinais elétricos que são enviados ao cérebro, é fortemente dependente de oxigênio e glicose. Sem um fornecimento constante destes nutrientes, a retina morreria rapidamente, levando à cegueira.
*
A córnea, que é a cobertura externa transparente do olho, também necessita de nutrientes para se manter saudável. A córnea ajuda a focar a luz na retina e também é responsável por proteger o olho de objetos estranhos.
*
Os músculos que controlam o movimento do olho também precisam de um suprimento constante de oxigênio e glicose. Sem esses nutrientes, os músculos ficariam rapidamente fracos e incapazes de mover os olhos.
*
As lágrimas que mantêm os olhos úmidos e livres de infecções também contêm nutrientes essenciais para a saúde ocular. Além desses nutrientes essenciais, o olho também precisa de um suprimento constante de oxigênio para funcionar adequadamente. O oxigênio é usado pela retina para produzir ATP, que é a moeda energética das células. Sem um fornecimento constante de oxigênio, a retina ficaria rapidamente cansada e incapaz de enviar sinais ao cérebro.
O suprimento sanguíneo do olho é fornecido por uma rede de minúsculos vasos sanguíneos que se ramificam das principais artérias da cabeça. Esses vasos sanguíneos são responsáveis por fornecer oxigênio e nutrientes aos olhos e remover resíduos. O suprimento de sangue do olho também é controlado por vários fatores, incluindo a necessidade de oxigênio do corpo e a temperatura ambiente.
Quando o corpo precisa de mais oxigênio, os vasos sanguíneos do olho se dilatam para permitir a passagem de mais sangue. Quando o corpo está em repouso, os vasos sanguíneos do olho se contraem para conservar o sangue. O suprimento sanguíneo do olho também é afetado pela temperatura ambiente. Em temperaturas frias, os vasos sanguíneos do olho se contraem para evitar a perda de calor. Em temperaturas quentes, os vasos sanguíneos do olho dilatam para permitir que mais calor escape.
A necessidade do olho por sangue e nutrientes é essencial para o seu bom funcionamento. Sem um fornecimento constante destas substâncias essenciais, o olho ficaria rapidamente danificado e incapaz de ver.