casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos
Como a íris controla o tamanho da pupila?
A íris controla o tamanho da pupila através da ação de dois conjuntos de músculos:o esfíncter pupilar e o dilatador da pupila.
Esfíncter pupilar :Este músculo envolve a pupila e funciona para contrair (tornar a pupila menor) quando estimulado. O músculo esfíncter pupilar recebe inervação nervosa parassimpática do gânglio ciliar. Quando o sistema nervoso parassimpático é ativado, o músculo do esfíncter pupilar se contrai, causando a contração da pupila. Isto ocorre em resposta à luz brilhante, durante a visão de perto (acomodação) e em certos estados emocionais, como medo e excitação.
Dilatador da pupila :Este músculo está localizado dentro da íris e funciona para dilatar (aumentar a pupila) quando estimulado. O músculo dilatador da pupila recebe inervação nervosa simpática do gânglio cervical superior. Quando o sistema nervoso simpático é ativado, o músculo dilatador da pupila se contrai, causando a dilatação da pupila. Isso ocorre em resposta a condições de pouca luz, visão ao longe e em certos estados emocionais, como raiva e surpresa.
O esfíncter pupilar e os músculos dilatadores da pupila trabalham juntos para controlar o tamanho da pupila em resposta às mudanças nas condições de luz e às demandas visuais. Em condições normais, a pupila se contrai com luz forte e dilata com pouca luz. Isto ajuda a regular a quantidade de luz que entra no olho, protegendo assim a retina do excesso de luz e garantindo uma visão ideal em diferentes condições de iluminação.