casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos

Por que os olhos cinzentos são raros?

Genética dos olhos cinzentos:

A cor cinza dos olhos é causada por uma combinação de fatores genéticos, incluindo a quantidade e distribuição de melanina na íris. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos. Diferentes combinações e concentrações de melanina podem resultar em diferentes cores de olhos, incluindo cinza. Embora geralmente falemos de pessoas de olhos castanhos, olhos azuis e olhos verdes, a maioria de nós tem alguma combinação dessas cores.

Baixo teor de melanina:

Os olhos cinzentos normalmente têm uma quantidade menor de melanina em comparação com outras cores de olhos, particularmente o pigmento marrom eumelanina. Níveis mais baixos de melanina levam à redução da absorção de luz, fazendo com que a luz se espalhe e reflita de forma diferente, dando aos olhos a sua aparência cinzenta distinta.

Dispersão Rayleigh:

A física por trás dos olhos cinzentos envolve um fenômeno conhecido como espalhamento Rayleigh . Quando a luz interage com as partículas na íris, comprimentos de onda mais curtos (luz azul) são espalhados com mais eficiência do que comprimentos de onda mais longos (luz vermelha). Isso significa que mais luz azul é refletida de volta, dando aos olhos cinzentos sua tonalidade cinza-azulada.

Variações genéticas:

Além da quantidade de melanina, variações genéticas nos genes responsáveis ​​pela cor dos olhos também podem contribuir para a raridade dos olhos cinzentos. Por exemplo, mutações ou variações no gene OCA2, associadas à produção da proteína P para a síntese de melanina, têm sido associadas à cor cinzenta dos olhos.

Comum em certas populações:

Embora os olhos cinzentos possam ocorrer em indivíduos de diferentes etnias e regiões, eles são mais prevalentes em certas populações. Por exemplo, os olhos cinzentos são relativamente mais comuns no Norte e no Leste da Europa, incluindo países como Islândia, Escócia, Estónia e Finlândia.