casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos
Por que algumas crianças precisam de óculos?
Vários motivos podem explicar por que algumas crianças podem precisar de óculos, incluindo os seguintes:
Erros de refração: O motivo mais comum pelo qual as crianças precisam de óculos é devido a erros de refração. Esses erros ocorrem quando o formato do olho ou a curvatura da córnea (a parte frontal transparente do olho) não direciona a luz corretamente para a retina (o tecido sensível à luz na parte posterior do olho). Como resultado, as imagens podem ficar desfocadas ou distorcidas. Os principais tipos de erros de refração que requerem óculos incluem:
1.
Miopia (miopia): Isso ocorre quando o globo ocular é muito longo ou a córnea muito curvada, fazendo com que objetos distantes pareçam embaçados, enquanto objetos próximos parecem nítidos.
2.
Hipermetropia (hipermetropia): Isso ocorre quando o globo ocular é muito curto ou a córnea muito plana, fazendo com que os objetos próximos fiquem embaçados, enquanto os objetos distantes parecem nítidos.
3.
Astigmatismo: Isso ocorre quando a córnea ou o cristalino apresentam uma curvatura irregular, fazendo com que objetos em todas as distâncias pareçam embaçados ou distorcidos.
Estrabismo (olhos cruzados): Estrabismo refere-se a uma condição em que os olhos não se alinham corretamente, fazendo com que um olho olhe para dentro, para fora, para cima ou para baixo. Dependendo da gravidade e do tipo de estrabismo, óculos podem ser recomendados para corrigir o alinhamento dos olhos e fortalecer os músculos oculares.
Ambliopia (olho preguiçoso): A ambliopia ocorre quando um olho fica mais fraco que o outro porque o cérebro favorece o olho mais forte. Isso pode acontecer por vários motivos, como estrabismo, altos erros de refração ou outras doenças oculares. Óculos podem ser prescritos para corrigir a visão do olho mais fraco e estimular o desenvolvimento adequado dos olhos.
Outras doenças oculares: Em alguns casos, os óculos podem ser necessários para doenças oculares específicas, como nistagmo (movimentos oculares rápidos e involuntários), certas condições genéticas que afetam a estrutura ocular ou tratamento pós-cirúrgico de doenças oculares.
Se você tiver dúvidas sobre a visão ou a saúde ocular do seu filho, é essencial consultar um oftalmologista ou optometrista pediátrico especializado em visão infantil. Eles podem realizar um exame oftalmológico abrangente para avaliar a visão do seu filho e determinar se óculos ou outros tratamentos são necessários.