casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos
Qual é o limiar perceptivo da visão?
O limiar perceptivo para a visão é normalmente definido como
a quantidade mínima de luz necessária para que um observador perceba conscientemente um estímulo luminoso. Este limiar pode ser medido em termos da quantidade de energia luminosa que incide na retina do olho ou em termos da luminância do estímulo.
O limiar absoluto da visão é a quantidade mínima de luz que pode ser detectada pelo olho humano. Normalmente é medido em termos da luminância do estímulo, que é a quantidade de energia luminosa por unidade de área por unidade de ângulo sólido. O limiar absoluto da visão varia dependendo do comprimento de onda da luz, sendo o olho mais sensível à luz na parte verde-amarela do espectro. Para o olho humano médio, o limiar absoluto de visão é de cerca de 0,01 cd/m2.
O limiar de diferença, também conhecido como diferença apenas perceptível (JND), é a diferença mínima na intensidade do estímulo que pode ser detectada pelo olho humano. Normalmente é medido em termos da mudança percentual na intensidade do estímulo necessária para que uma pessoa perceba uma diferença. O limiar de diferença para a visão varia dependendo da intensidade do estímulo, sendo o olho menos sensível a pequenas mudanças de intensidade em altas intensidades do que em baixas intensidades. O limite de diferença para a visão é de cerca de 1% a 2% para a maioria das pessoas.