casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos

O que causa olheiras em pacientes com câncer?

Existem várias causas potenciais de olheiras em pacientes com câncer:

1. Anemia: Pacientes com câncer podem apresentar anemia, uma condição caracterizada por contagens baixas de glóbulos vermelhos ou baixos níveis de hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos. A anemia pode fazer com que a área sob os olhos pareça pálida e as olheiras possam se tornar mais visíveis devido ao contraste entre a pele pálida e a pele mais escura ao redor.

2. Retenção de líquidos: O câncer e os tratamentos contra o câncer podem causar retenção de líquidos, causando inchaço e inchaço ao redor dos olhos. Esse inchaço pode criar sombras que criam a aparência de olheiras.

3. Tratamentos contra o câncer: Certos tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, podem fazer com que a pele ao redor dos olhos fique seca, fina e mais transparente, permitindo que os vasos sanguíneos abaixo dela se tornem mais visíveis. Isso pode contribuir para o aparecimento de olheiras.

4. Deficiências nutricionais: Os tratamentos contra o câncer e os efeitos colaterais podem levar a deficiências nutricionais, incluindo deficiências de ferro, vitamina B12, vitamina K e ácido fólico. Essas deficiências podem contribuir para o desenvolvimento de olheiras.

5. Fadiga e falta de sono: O câncer e seus tratamentos podem causar fadiga e perturbação dos padrões de sono. A fadiga crônica e a falta de sono podem levar à redução da produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis ​​pela elasticidade e firmeza da pele. Como resultado, a pele ao redor dos olhos pode parecer fina, solta e escura.

6. Outras condições médicas: Em alguns casos, as olheiras em pacientes com câncer podem ser causadas por condições médicas não relacionadas, como alergias, problemas de tireoide ou problemas hepáticos ou renais.

É importante que os pacientes com câncer que apresentam olheiras ao redor dos olhos consultem seus profissionais de saúde para determinar a causa e receber tratamento ou estratégias de manejo adequadas.