casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos
O que é um vaso sanguíneo rompido atrás do olho que pode ser reparado?
Um vaso sanguíneo rompido atrás do olho, também conhecido como hemorragia subconjuntival, ocorre quando um pequeno vaso sanguíneo na conjuntiva, o tecido transparente que cobre a parte branca do olho, rompe e vaza sangue. Aparece como uma mancha vermelha ou roxa brilhante na parte branca do olho.
As hemorragias subconjuntivais são geralmente inofensivas e muitas vezes desaparecem espontaneamente dentro de 2 a 3 semanas. Normalmente não afetam a visão e não requerem nenhum tratamento específico. No entanto, é importante consultar um oftalmologista se sentir alterações repentinas na visão ou se a hemorragia não desaparecer dentro de algumas semanas.
O reparo de um vaso sanguíneo rompido atrás do olho geralmente não é necessário, pois geralmente cura sozinho. Em casos raros, se a hemorragia for grave ou causar sintomas persistentes, a intervenção cirúrgica pode ser considerada para drenar o sangue e promover a cura. No entanto, isso é incomum e a maioria das hemorragias subconjuntivais se resolve sem quaisquer procedimentos cirúrgicos.
Aqui estão alguns pontos adicionais sobre o rompimento dos vasos sanguíneos atrás do olho:
- Podem ocorrer devido a várias causas, como tosse, espirros, esforço, trauma ocular ou certas condições médicas que afetam a coagulação do sangue.
- As hemorragias subconjuntivais normalmente não são dolorosas, mas podem causar algum desconforto ou irritação.
- Podem ocorrer em pessoas de todas as idades, mas são mais comuns em indivíduos mais velhos e naqueles que tomam medicamentos que afetam a coagulação sanguínea.
- Na maioria dos casos, o rompimento dos vasos sanguíneos atrás dos olhos não representa nenhum risco sério para a visão ou para a saúde geral.
Se você tiver um vaso sanguíneo rompido atrás do olho, geralmente é recomendado evitar esfregar o olho, pois isso pode irritar ainda mais a área e retardar a cicatrização. Você pode usar compressas frias para ajudar a reduzir qualquer desconforto ou inchaço. Se você tiver preocupações ou sintomas persistentes, é aconselhável consultar um oftalmologista para avaliação e aconselhamento adequado.