casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos

O que impede o globo ocular de entrar em colapso?

O globo ocular é um órgão em forma de bola localizado na parte frontal do crânio. É composto por várias camadas de tecido, incluindo a esclera, a coróide, a retina e o humor vítreo. A esclera é a camada mais externa do globo ocular e é um tecido fibroso, branco e resistente que ajuda a manter a forma do olho. A coróide é a camada intermediária do globo ocular e é composta de vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes ao olho. A retina é a camada mais interna do globo ocular e é composta por células sensíveis à luz que convertem a luz em sinais elétricos que são enviados ao cérebro. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche o espaço entre o cristalino e a retina. Ajuda a manter o formato do olho e proporciona clareza óptica.

O globo ocular é impedido de entrar em colapso pela pressão intraocular (PIO). A PIO é a pressão exercida pelos fluidos dentro do olho. A PIO é mantida pelo equilíbrio entre a produção e a drenagem do humor aquoso, um fluido claro produzido pelo corpo ciliar. Quando a PIO está muito baixa, o globo ocular pode entrar em colapso. Essa condição é chamada de hipotonia. Quando a PIO está muito alta, o globo ocular pode ficar duro e dolorido. Esta condição é chamada de glaucoma.

A PIO é um fator crítico na manutenção da saúde ocular. Se a PIO estiver muito baixa ou muito alta, pode danificar o nervo óptico e levar à perda de visão.