casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos

De onde vem a frase de olho?

A frase “olho por olho” é um provérbio que significa que uma pessoa que foi injustiçada deve ser punida da mesma forma que ofendeu outra pessoa. Muitas vezes é usado para justificar vingança ou retribuição.

Acredita-se que a frase tenha se originado no Código de Hamurabi, um código legal da Babilônia que foi escrito no século 18 aC. O Código de Hamurabi afirma que “se um homem arrancar o olho de outro homem, seu olho será arrancado”. Este princípio de retribuição também se refletiu no Antigo Testamento da Bíblia, que afirma que “quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado” (Gênesis 9:6).

A frase “olho por olho” tem sido usada ao longo da história para justificar atos de violência e vingança. No Império Romano, por exemplo, o princípio da retribuição era utilizado para justificar os jogos de gladiadores, nos quais os criminosos condenados eram obrigados a lutar até a morte para o entretenimento da multidão.

Nos tempos modernos, a frase “olho por olho” ainda é usada às vezes para justificar a violência e a vingança. No entanto, é também cada vez mais visto como um conceito bárbaro e ultrapassado. Muitas pessoas acreditam que é mais justo e humano punir os criminosos através do sistema judicial, em vez de recorrer à violência e à retribuição.