casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos

O que são lentes prismáticas?

Prisma  lentes são lentes corretivas especializadas projetadas para curvar (refratar) a luz em um ângulo específico, a fim de corrigir certas condições oculares. Eles funcionam deslocando a imagem, fazendo com que ela foque na retina em vez de na frente dela (hipermetropia) ou atrás dela (miopia).


Como funcionam as lentes prismáticas?
O prisma funciona na forma como a luz se curva quando entra na superfície da lente, mudando a direção da luz à medida que ela se move da frente para trás da lente. Isto permite um maior controle da imagem do que as lentes de óculos normais.

As lentes prisma são normalmente prescritas para corrigir problemas de alinhamento dos olhos, como:

Estrabismo  (olhos cruzados ou olhos de parede), onde um ou ambos os olhos se voltam para dentro, para fora, para cima ou para baixo
Nistagmo , uma condição caracterizada por movimentos oculares involuntários, rápidos, repetitivos e descontrolados
Esotropia , onde ambos os olhos se voltam para dentro
-Exotropia , onde os olhos se voltam para fora
-Hiperforia, onde um olho é mais alto que o outro
-Desvios verticais


As lentes prismáticas podem ser usadas sozinhas ou em combinação com outros tipos de lentes, como lentes esféricas (para correção de miopia ou hipermetropia) ou lentes cilíndricas (para correção de astigmatismo). Eles são normalmente prescritos por oftalmologistas (optometristas ou oftalmologistas) após um exame oftalmológico completo.

Existem diferentes tipos de lentes prismáticas, incluindo:

Lentes prismáticas Fresnel , que são finos e flexíveis e podem ser fixados diretamente na superfície do olho ou inseridos no olho por um médico
Óculos prisma , que possuem a correção de prisma embutida na lente

A força de uma lente prismática é medida em dioptrias prismáticas (PD), que indica a quantidade de curvatura (desvio) da luz.



Aqui estão alguns pontos adicionais sobre lentes prismáticas:


Período de adaptação :Algumas pessoas podem sentir tonturas, náuseas ou dores de cabeça quando começam a usar lentes prismáticas, mas esses sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias ou semanas, à medida que os olhos se adaptam às novas lentes.



Exames oftalmológicos regulares :É importante realizar exames oftalmológicos regulares para monitorar a eficácia das lentes prismáticas e ajustar a prescrição conforme necessário.


As lentes prisma podem ser um tratamento eficaz para uma variedade de doenças oculares. Se você estiver enfrentando problemas de alinhamento dos olhos ou outros problemas de visão, converse com seu oftalmologista para ver se as lentes prismáticas podem ser adequadas para você.