casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos da Visão dos Olhos

O que esperar de um exame oftalmológico:adultos

Um exame oftalmológico de rotina para adultos normalmente envolve as seguintes etapas:

1. Discussão inicial:
O oftalmologista (optometrista ou oftalmologista) perguntará sobre seu histórico médico, saúde geral, quaisquer problemas ou sintomas oculares atuais e medicamentos que você está tomando.

2. Teste de Acuidade Visual:
Você será solicitado a ler um gráfico oftalmológico enquanto cobre um olho de cada vez para verificar se há miopia (miopia), hipermetropia (hipermetropia) ou astigmatismo.

3. Teste de Reflexo Pupilar:
Uma luz brilhante brilhará em cada olho para observar como suas pupilas respondem e verificar se há dilatação e constrição da pupila.

4. Teste de motilidade ocular:
Você será solicitado a seguir um objeto em movimento com os olhos para avaliar a coordenação muscular e detectar quaisquer anormalidades no movimento ocular.

5. Exame da lâmpada de fenda:
Usando um biomicroscópio (lâmpada de fenda), o médico examinará a parte frontal dos olhos, incluindo pálpebras, cílios, conjuntiva, córnea, íris e cristalino. A lâmpada de fenda proporciona uma visão ampliada e iluminada dessas estruturas.

6. Exame de retina:
O médico dilatará as pupilas para examinar melhor o interior dos olhos, incluindo a retina, o disco óptico e a mácula. Esta avaliação ajuda a detectar sinais de doenças como glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética, rupturas de retina e descolamento de retina.

7. Tonometria:
Este teste indolor mede a pressão interna do olho (pressão intraocular). A pressão ocular elevada pode indicar glaucoma.

8. Testes adicionais, se necessário:
Se necessário, o seu médico pode realizar testes adicionais, tais como um teste de campo visual (para verificar a visão periférica) ou topografia da córnea (para mapear a forma da córnea).

9. Atualização de prescrição:
Com base nos resultados do exame, o oftalmologista pode atualizar a prescrição dos seus óculos ou lentes de contato, se necessário.

10. Discussão e recomendações:
O médico discutirá com você os resultados do exame, abordará quaisquer preocupações que você possa ter e fornecerá recomendações para lentes corretivas, tratamentos ou consultas de acompanhamento, se necessário.

11. Frequência dos exames:
A frequência recomendada de exames oftalmológicos varia de acordo com sua idade, fatores de risco e saúde geral. Seu médico irá aconselhá-lo sobre quando agendar sua próxima consulta.

Lembre-se de que exames oftalmológicos regulares são importantes mesmo que você não tenha nenhum problema aparente de visão, pois podem ajudar a detectar e controlar problemas oculares precocemente, preservando a saúde ocular e o bem-estar geral.