Obter a história do paciente para amaurose fugaz . O início é súbito e afeta apenas um olho com alguns pacientes descrevendo -o como uma sombra escura descendo sobre seu olho. Outros pacientes relatam cegueira completa, borrar , escurecimento e nebulização no olho afetado .
2
medir a duração da perda de visão para obter uma indicação da etiologia . Amaurose fugaz que dura apenas alguns segundos pode ser causada por um papiledema , mas uma artéria carótida severamente aterosclerótica pode causar cegueira que tem a duração de até 10 minutos .
3
Realizar um exame oftalmológico com particular ênfase na sinais de isquemia oclular se possível. Achados anormais vai indicar doença ocular como a causa provável da amaurose fugaz .
4
Executar testes de laboratório para detectar causas sistêmicas de amaurose fugaz . Estes geralmente incluem um hemograma completo, glicemia , perfil lipídico e taxa de sedimentação . Causas sistêmicas mais comuns incluem embolia cardíaca , vasoespasmo e arterite de células gigantes .
5
Realizar exames de imagem . Duplex scan da artéria carótida é útil para a detecção de estenose da artéria ipsilateral e uma tomografia computadorizada (TC ) ou ressonância magnética (MRI) será útil no caso de uma embolia cerebral. Uma angiografia é o método padrão para a identificação de doença aterosclerótica carotídea .