Colírio e pílulas podem ajudar glaucoma , reduzindo a umidade total aquosa (ou humor ) do olho. Como drenos líquido do olho , a pressão intra-ocular , muitas vezes associada a glaucoma pode diminuir e, assim, proteger o olho de novos danos e perda de visão. Colírio para glaucoma vêm em muitas variedades que reduzem humor aquoso , incluindo bloqueadores beta, alfa- agonistas e inibidores da anidrase carbônica . Outras gotas na verdade, aumentar o fluxo do humor aquoso para melhorar a pressão ocular. Gotas que aumentam fluido aquoso incluem compostos de prostaglandina -like e agentes mióticas e adrenalina . Sofredores Glaucoma também pode demorar alguns dos medicamentos encontrados em colírios em forma de pílula , especialmente inibidores da anidrase carbônica .
Além de medicamentos de redução de pressão ocular , os pacientes podem tomar medicamentos para ajudar com outros sintomas de glaucoma . Medicamentos como a memantina pode ajudar a reduzir os danos nervo óptico . Como outros colírios para glaucoma e pílulas , estes medicamentos estão disponíveis apenas mediante receita médica.
Medicamentos geralmente são tomados várias vezes ao dia . Além disso , os pacientes devem continuar a tomar a medicação , mesmo se eles não têm sintomas. Desde glaucoma frequentemente ataca silenciosamente , a falta de sintomas não é necessariamente indicativo da gravidade da situação .
Um dos tratamentos de glaucoma mais controversos é o uso de maconha medicinal. Pessoas que sofrem de glaucoma de ângulo aberto - a forma mais prevalente de glaucoma - muitas vezes experimentam uma diminuição da pressão intra-ocular após o uso de maconha medicinal. A diminuição na pressão dura entre três e quatro horas. Como muitas pessoas se opõem ao uso da maconha, esta forma de tratamento tem detratores apesar de seus benefícios conhecidos.
Tratamento a laser
Os cirurgiões costumam usar várias formas de cirurgia a laser para tratamento da pressão intra-ocular . Tratamento a laser funciona aumentando a drenagem e /ou produção aquosa . Aqueles com glaucoma de ângulo aberto (caracterizada por lenta drenagem do líquido aquoso , causando pressão intra-ocular ), muitas vezes se beneficiar da cirurgia trabeculoplastia seletiva ou argônio . Lasers abrir canais de drenagem dos olhos para permitir que fluidos aquosos para drenar corretamente. O procedimento é de curta duração ( 10 a 20 minutos ) e relativamente seguro.
Aqueles com glaucoma de ângulo estreito (caracterizada por aberturas de drenagem estreitos que causam o acúmulo de pressão intra-ocular extremamente rápida e dolorosa ) vai querer considerar Ciclofotocoagulação a laser ou laser iridotomia periférica. O último cria um pequeno orifício na íris que se alarga a distância entre a córnea e a íris , aliviando assim a pressão e permitir o fluxo do fluido aquoso adequado . Ciclofotocoagulação incide sobre o corpo ciliar ( um tecido circular no interior do olho ) , que produz o fluxo aquoso . Este tratamento a laser é geralmente considerada como um último recurso se outros tratamentos a laser e olho- gota não funcionaram de forma eficaz.
Convencional Cirurgia
Para aqueles que fazem não responder a colírio ou cirurgia a laser , o médico pode recomendar uma cirurgia convencional chamada de trabeculectomia . Uma pequena incisão será feita na esclerótica ( o branco do olho ) . Isto dá o fluido aquoso de uma via de fuga e alivia a pressão intra-ocular . Trabeculectomias mais recentes favorecem dissecção na esclera sobre um buraco na esclera. Após o esvaziamento , o líquido pode escapar-se através de uma fina camada de tecido , em vez de fluir para fora de um orifício maior . Um novo procedimento remove uma pequena parte da malha trabecular para fornecer a drenagem adequada .
Alguns pacientes , incluindo crianças, responder aos implantes de drenagem. Implantes de drenagem são uma forma de drenagem manual do qual tubos colocados no olho drenar o excesso de líquido ativamente . No entanto , este procedimento não é tão útil para aqueles com formas mais graves de glaucoma primário.