A idéia para a lente de contato foi imaginado pela primeira vez por Leonardo da Vinci em 1508 No ensaio " Codex do Olho , Manual D ", da Vinci introduziu o princípio óptico por trás do . lente de contato. Da Vinci não estava interessado no conceito de corrigir a visão; ele estava mais interessado nos mecanismos de acomodação do olho . Rene Descartes , em seguida, descreveu um tubo de vidro cheio de líquido que seria colocado sobre a córnea em 1636 . Outros pesquisadores desenvolveram diferentes conceitos ao longo dos próximos 200 anos, mas ninguém realmente criou um modelo para ser usado no olho para correção da visão até o final de 1800 .
Vidro lentes de Contato
Durante este período, houve uma quantidade significativa de pesquisas sobre o desenvolvimento de lentes de contato e há algum debate sobre quem realmente criou as primeiras lentes de contato . As primeiras lentes nem sempre a visão correta. Em 1887, FE Muller, um vidreiro alemão, criou um shell de córnea de vidro que foi montado no olho de um paciente embora tenha sido relatado em um momento posterior; em 1888, o fisiologista alemão Adolf Eugen Fick também descreveu o processo de criação e montagem de lentes de contato . Agosto Mueller foi o primeiro a criar uma lente de contato com o poder que foi capaz de corrigir a visão . Ao longo dos próximos 50 anos ou mais , não houve muito avanço no desenvolvimento de lentes de contato.
Lentes de plástico rígido
Em 1936, a Rohm and empresa Haas criou um plástico transparente , e no final daquele ano William Feinbloom usado este plástico em uma lente de contato; o centro da lente foi feito de vidro transparente e o aro exterior era feito de plástico . Em 1948 , Kevin Tuohy criada uma lente feita de apenas plástico . Esta lente não foi fácil de usar, e ao longo dos próximos anos, os pesquisadores refinou o projeto para fazer a lente mais fina e mais confortável.
Lentes de contato macias
Em 1959 , Otto Wichterle e Drahoslav Lim publicou um artigo ", géis hidrofílicos para uso biológico", na revista Nature . Usado em outros países do primeiro , as informações neste artigo levou os lançamentos dos primeiros lentes de contato gelatinosas; o primeiro foi aprovado em os EUA em 1971. Lentes de contato gelatinosas foram logo mais popular por causa do conforto. Polímeros plásticos usados em lentes sofreu muitas melhorias devido a aumentos de permeabilidade ao oxigênio; utilizando estes novos polímeros faz com que as lentes de contato mais confortável e tolerável
descartáveis Lentes de Contato
Como as lentes de contato gelatinosas viria a ser desconfortável de usar , Klas Nilsson . - um profissional na Suécia - começaram a persuadir seus pacientes para substituir suas lentes de contato regularmente. No entanto , a despesa das lentes fez esta uma perspectiva difícil. Um grupo de médicos dinamarqueses desenvolveu um processo de fabricação que poderiam produzir em massa lentes macias barata e esta lente , chamada " Danalens ", foi lançado em 1987. Em 1988, a Johnson &Johnson comprou a tecnologia e lançou as lentes Acuvue --- o primeiro barato , a lente de uso prolongado . O sucesso deste produto levou a outras empresas a seguir o exemplo; agora a maioria das lentes macias são feitos para serem substituídas regularmente em um mês ou menos.
avanços
Houve mais avanços em lentes de contacto com as lentes de descarte diário, lentes tóricas descartáveis para pessoas com astigmatismo e lentes de contato coloridas. Soft lentes bifocais foram desenvolvidos em 1999. Os materiais que as lentes de contato são feitas de ainda está sendo aperfeiçoado e melhorado para aumentar o conforto e acuidade . No entanto, alguns acham que com a popularidade da cirurgia refrativa , o número de pessoas que usam lentes de contato vai diminuir.