O desenvolvimento da catarata, a condição em que a visão torna-se turva e embaçada , é um risco comum associado com o procedimento de vitrectomia . Embora a catarata geralmente se desenvolvem com a idade , a condição tende a se desenvolver mais rapidamente depois de uma vitrectomia .
Infecção
Tal como acontece com a maioria das cirurgias , a infecção é uma das complicações mais comuns , e enquanto os efeitos podem ser menores, às vezes eles podem levar a condições mais graves. Infecção que ocorre no olho após uma vitrectomia é chamado endoftalmite e , por vezes, podem conduzir à cegueira . De acordo com a cirurgia vítreo-retiniana , PA, esta infecção ocorre em um de cada 1.000 casos .
Retinal Detachment
Embora a retina pode soltar-se espontaneamente , qualquer cirurgia que envolve o globo ocular aumenta o risco de desprendimento. O destacamento pode ocorrer relativamente logo após o tratamento ou mesmo até vários meses ou mesmo anos após a cirurgia foi concluída.
Eye danos
Viajar de avião deve ser evitada por vários meses após a vitrectomia é concluída ou até que o médico diz que é OK Se o buraco não foi completamente curado e do gás ainda está presente no buraco, a mudança de pressão no avião pode causar sérios danos aos olhos.
Recuperação parcial
Embora não seja considerado um risco ou complicação da cirurgia , a recuperação parcial da visão pode ser um problema para alguns pacientes . Após a cirurgia , os pacientes devem permanecer em uma posição de face para baixo para a quantidade de tempo especificado. Se o paciente não é capaz de seguir com todo o tempo especificado , a recuperação total da visão não pode ser alcançada.