Quando matéria estranha entra no olho - detritos pelo vento , por exemplo -, a defesa natural do olho é piscar. O movimento das pestanas pode empurrar os detritos para fora da superfície do olho , ou os canais lacrimais podem secretar lágrimas para lavar o material estranho no olho . Se isso não ocorrer imediatamente , tente puxar sua tampa superior para fora e para baixo sobre a pálpebra inferior para induzir lágrimas. Piscar rapidamente para lavar o corpo estranho de seu olho com suas próprias lágrimas. Nunca esfregue os olhos , pois isso pode arranhar a partícula em toda a córnea , causando ainda mais irritação .
Lave
Se suas lágrimas não fazer o truque, tente usar um over-the -counter colírio ou água morna limpa para lavar seu olho. Você deve fazer isso o mais rápido possível e repetidamente até que o material seja removido. Os métodos incluem despejar uma solução salina ou água limpa de um conta-gotas ou copinho de jorro , colocando o seu rosto em uma fonte de água , despejando água da pia em seu olho com as mãos em concha , usando o chuveiro para lavar o olho ou usar um jardim mangueira se nenhum outro método está disponível .
Cotonete
Se o corpo estranho não está aderindo nem está incorporado no olho, você pode ser capaz para removê-lo com um cotonete . No entanto, este é um processo delicado e requer uma mão muito firme para que novas lesões não ocorrerá. Você terá que permanecer o mais imóvel possível enquanto alguém toca o cotonete ao fragmento e levanta -lo, tendo muito cuidado para não raspar ou esfregar .
Médico
Se você é incapaz de remover os escombros, piscando , rubor ou com um cotonete , uma viagem para o seu médico está em ordem. O médico pode administrar um corante fluorescente para sua córnea e brilhar uma luz UV para ele para detectar quaisquer sinais de ferrugem de material metálico estrangeira. Ela pode ser capaz de removê-lo com uma pinça ou um cotonete higienizado. Se o objeto é incorporado , ela é susceptível de encaminhá-lo a um oftalmologista.
Oftalmologista
Alguns corpos estranhos ( por exemplo, aparas de metal arremessados para dentro do olho por um furadeira enquanto não usar óculos de proteção ) pode tornar-se incorporado na córnea. Quando o corpo estranho é um pedaço de metal, isso muitas vezes faz com que um perceptível " anel de ferrugem " ao redor da área afetada. Esta oxidação também tem de ser removida ou a sua acuidade visual pode ser reduzida , por vezes de forma permanente . Apenas um oftalmologista ou cirurgião do olho será capaz de remediar esta situação , usando uma pequena broca Dremmel -like ou agulha fina para " retire " o fragmento de metal e remover o anel de ferrugem.