Um dos medicamentos sujeitos a receita médica com um alto risco de causar catarata é esteróides. Prescrição de esteróides são comumente prescritos como anti-inflamatórios , por vezes, a longo prazo , para doenças auto-imunes , como a doença de Crohn , colite ulcerativa ou lúpus . Um estudo 1960 publicado no Jornal da Associação Médica América mostrou que 75 por cento dos adultos que tomaram 15 miligramas ou mais por dia de prednisona a prescrição de esteróides por mais de um ano desenvolveram catarata. Quanto maior a dosagem do medicamento de prescrição de esteróides e os pacientes mais pegou, o mais provável é que eles estavam a desenvolver catarata.
Antibióticos
muitos antibióticos fazer seus olhos mais sensível à luz , o que pode ser motivo suficiente para vincular o risco de catarata para eles. Antibióticos à base de sulfa , em particular, mostram alguma indicação que pode contribuir para o desenvolvimento de catarata , embora mais pesquisas são necessárias nesta área para confirmar as teorias dos pesquisadores.
Antibióticos orais não são o único tipo mostrado para causar catarata. Mesmo os antibióticos inalatórios , como os usados para tratar a asma , podem causar catarata.
Psoralenos
Médicos prescrevem psoralens e outras drogas semelhantes aos pacientes que sofrem de doenças de pele, como a psoríase . Psoralenos é geralmente prescrito com terapia de luz . Grandes quantidades de exposição à luz, especialmente luz ultravioleta, são conhecidos por causar catarata, por isso é possível a combinação de psoralenos e terapia de luz é o que provoca um aumento do risco de cataratas.
Tranquilizantes
Os medicamentos seu médico prescreve pode acabar nublando sua visão.
Vários estudos mostram tranqüilizantes receitados para ser um importante fator de risco para a catarata . Um estudo realizado na Carolina do Norte liga especificamente uso de tranquilizantes e exposição à luz solar . Os investigadores acreditam que a fotossensibilidade causada por tranqüilizantes podem contribuir para a catarata.
Medicamentos antipsicóticos
Alguns antipsicóticos também aumentar o risco de catarata , especialmente clorpromazina . Médicos prescrevem Thorazine para sedação ocasionalmente , mas mais frequentemente de doenças como a esquizofrenia. Os pesquisadores não são claros sobre por que alguns medicamentos antipsicóticos parecem aumentar o risco de catarata, o que indica que mais pesquisas são necessárias .