A lente natural do olho fica logo atrás da pupila . Cataratas formam quando esta lente fica amarelo e nebuloso com a idade. Durante um exame de olho , o médico determina a quantidade de mudança na lente.
Dilatação
O oftalmologista pode ver as cataratas sem dilatação , embora a saúde geral do olho depende muito da retina. O médico ou o técnico vai usar colírio para dilatar as pupilas , permitindo um melhor olhar para a retina.
Retina
Em pacientes com diabetes , altos pressão arterial ou outras condições de saúde , a retina pode mostrar as mudanças que podem, eventualmente, afetar a visão. Se o médico recomenda a cirurgia de catarata , ele deve avaliar a retina para determinar se a cirurgia de catarata é a opção certa .
Macula
A mácula , uma área na retina, é responsável pela visão central clara. Se as mudanças na macular estão presentes, como a degeneração macular, a cirurgia de catarata pode causar progressão.
Opções cirúrgicas
Com base nas conclusões do exame da retina , o oftalmologista irá determinar se a cirurgia de catarata vai melhorar a visão. A cirurgia de catarata pode acelerar a progressão de certas condições da retina , e se as mudanças estão presentes, tem o médico explicar os efeitos da cirurgia sobre estas condições.