Este é o tipo mais comum de herpes do olho e, geralmente, herpes cura sem cicatrizes. Ela afecta a camada superior da córnea , conhecido como o epitélio . Este tipo de herpes geralmente apresenta-se como um olho vermelho com diferentes graus de dor e irritação . Fotofobia , sensibilidade à luz e aversão à luz solar e epífora, excesso de lágrimas devido à obstrução do ducto lacrimal , são sintomas comuns . Erupção cutânea e conjuntivite folicular pode também ocorrer, mas em menor grau . Úlceras de córnea dendríticas são o sinal diga-conto de herpes e geralmente ocorrem em casos graves.
Stromal Ceratite
Stromal ceratite é uma das principais razões para a cicatrização da córnea o que pode conduzir à cegueira . Ceratite estromal ocorre quando a infecção por herpes desce mais profunda nas camadas da córnea . Os sintomas são cicatrizes , dor ou uma dor severa , aversão à luz natural e artificial , a sensação de um corpo estranho no olho , necrose do estroma ( morte de células vivas ou tecidos na camada córnea do meio) , perda de visão e possível cegueira . A maioria das pessoas que desenvolvem ceratite do estroma têm uma história de ceratite epitelial ( uma condição na qual a infecção por herpes afeta apenas a camada de " superficial " ou superior do olho ) .
Iridociclite
Iridociclite é uma forma grave de infecção de herpes que ocorre quando o diafragma e os tecidos circundantes dentro do olho se tornar inflamado. Quando a infecção ocorre mais profundo no olho , tal como na retina ou revestimento na parte posterior do olho , que é conhecida como herpes retinite . Os sintomas da iridociclite incluem sensibilidade severa à luz artificial e natural, visão turva, dor, vermelhidão, pupilas contraídas , lacrimejamento ou olhos lacrimejantes e uma descoloridos íris.