A pessoa com deficiência visual ou cego com articulação ou problemas de desenvolvimento fluência podem aprender a fazer o som adequado com a prática. A pessoa com deficiência visual vai beneficiar muitas vezes de tocar o rosto e os lábios do terapeuta para ter uma idéia de como dar forma a seus próprios lábios para fazer o som adequado. Um método de prática é dar à pessoa com deficiência visual ou cego de um objeto e pedir-lhes para descrever o que se sente . Por exemplo, se a pessoa está tendo dificuldade para pronunciar corretamente um som de " F" , dar-lhes um objeto que pode ser descrito como "soft ". Os terapeutas podem incentivar a pessoa a pensar em muitas maneiras diferentes de descrever o objeto. É macia ou áspera ? É o objeto grande ou pequeno? É longo ou curto ?
Construir uma História
As crianças podem encontrar prática pela repetição de uma atividade chata. Para ajudar a deficientes visuais ou cegos exercícios de fonoaudiologia prática criança sem ficar entediado, jogar um jogo de repetição. Conforme o jogo avança , a história é criada. O terapeuta começa com uma frase introdutória curta, que a criança repete e em seguida, adiciona um elemento. Por exemplo , o professor pode dizer " John tinha uma festa de aniversário. " A criança , em seguida, repete , " John tinha uma festa de aniversário ", acrescenta a palavra "e" seguida de outra frase como " e convidou todos os seus amigos . " O terapeuta continua com outra frase que se segue o que a criança acrescentado ao primeiro . No exemplo acima , o terapeuta pode listar alguns nomes de amigos de João , que a criança deve, então, repetir e , em seguida, adicionar mais para a história .
Singing the Sounds
Cantando as palavras que a pessoa com deficiência visual tem dificuldade para pronunciar é um método eficaz de terapia da fala e divertido. Os terapeutas podem optar pelo uso de músicas conhecidas ou a pessoa que recebe a terapia pode tornar -se uma canção. Cantar faz praticando os sons mais fácil, e também ajuda a melhorar a memória. Os estudantes que estão tendo dificuldade para pronunciar um som particular pode cantar junto com o terapeuta. Por exemplo , os alunos que têm dificuldade em pronunciar o som "B" irá beneficiar de cantar a música familiar, " Baa Baa Black Sheep ". Rimas e poemas que contêm sons particulares também pode ser cantado ou repetida. A deficiência visual pode tocar os lábios do terapeuta para sentir a forma de ajudá-los a formar os seus lábios corretamente.