Pacientes com doença de Salzmann , muitas vezes sofreram inflamação ocular anterior. A doença é frequentemente uma sequela tardia ( resultante de uma condição de doença ou trauma ) para outras doenças oculares , tais como ceratite , tracoma , escarlatina e sarampo . Outras causas de inflamação ocular que pode preceder a doença de Salzmann incluem cirurgia da córnea, conjuntivite, o uso de lentes de contato e trauma ocular em geral. Como existem poucos estudos de caso, as doenças ou traumas oculares anteriores são meramente associado com , e não diretamente ligados a , o possível desenvolvimento da doença de Salzmann .
Sintomas
a característica definidora da doença de Salzmann é a presença de nódulos azul-brancas elevadas, na maioria das vezes localizados no meio da periferia da córnea. A maioria dos pacientes geralmente são assintomáticos , ou seja, eles carregam a doença, mas não experimentam sintomas. As queixas mais comuns são sensação de olho seco persistentes, geralmente queima ou aspereza , mas pode haver sintomas mais graves . Dependendo da localização dos nódulos , que pode reduzir a visão do paciente . Os sintomas mais graves podem incluir dor , fotofobia, blefaroespasmo ( espasmos ) ou lacrimejamento excessivo ( lacrimejamento) .
Diagnóstico
Durante os primeiros estágios de Salzmann de doença , os nódulos podem ser tão minúsculo que só um oftalmologista pode detectá-los . Como os nódulos inchar e se multiplicam , eles serão evidentes sem ampliação. Conforme a doença progride , os pacientes estão em maior risco de erosão corneana recorrente ( RCE ) . Outras doenças oculares podem ter uma aparência clínica semelhante à degeneração nodular de Salzmann . Por isso, pode ser necessário consultar um especialista em córnea se o diagnóstico correto é indescritível.
Tratamento
Para os sintomas de olho seco mais leves , colírios ou lágrimas artificiais será suficiente . Alguns pacientes também usam lentes de contato , como ataduras sobre toda a córnea . Mesmo compressas quentes podem proporcionar alívio . Em casos mais graves , tais como aqueles em que a visão é prejudicada , os nódulos podem precisar ser removidos cirurgicamente com um processo chamado keratectomy . Existem diferentes métodos de keratectomy , incluindo o keratectomy fototerapêutica cada vez mais popular ( PTK ) , para os quais um laser é usado para remover os nódulos.
Prevalência
Salzmann de degeneração nodular é considerada rara . De acordo com o relatório de Optometria Clínica e Experimental da doença de Salzmann , a condição surge mais frequentemente em mulheres do que em homens. Alguns estudos sugerem uma freqüência maior em mulheres de meia -idade. A maioria das pesquisas indica que a doença é bilateral (que ocorrem em ambos os olhos ) em 80 por cento dos pacientes , mas a pesquisa conflitantes indica a condição é geralmente unilateral . Essencialmente , a doença pode ir de qualquer maneira .