casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos Alimentares
O gênero é importante para um transtorno alimentar?
O gênero é um fator importante nos transtornos alimentares. Embora os transtornos alimentares possam afetar pessoas de todos os sexos, certos sexos podem ter maior probabilidade de sofrer certos tipos de transtornos alimentares.
Mulheres *
Anorexia nervosa: As mulheres são mais propensas a desenvolver anorexia nervosa do que os homens. Esse transtorno alimentar é caracterizado por um medo intenso de ganho de peso, levando à restrição extrema da ingestão alimentar.
*
Bulimia nervosa: As mulheres também são mais propensas a desenvolver bulimia nervosa do que os homens. Este transtorno alimentar é caracterizado por ciclos de compulsão alimentar e purgação (vômitos, uso de laxantes ou exercícios excessivos).
Homens *
Transtorno da compulsão alimentar periódica: Os homens são mais propensos a desenvolver transtorno da compulsão alimentar periódica do que as mulheres. Este transtorno alimentar é caracterizado por episódios recorrentes de compulsão alimentar sem purgação.
*
Dismorfia muscular: Os homens são mais propensos a desenvolver dismorfia muscular do que as mulheres. Este transtorno alimentar é caracterizado por uma preocupação excessiva em construir músculos e um medo intenso de perder massa muscular.
É importante observar que os transtornos alimentares podem afetar pessoas de qualquer sexo e que o gênero não é o único fator que contribui para o desenvolvimento de um transtorno alimentar. Outros fatores, como genética, traços de personalidade e estressores ambientais, também podem desempenhar um papel.