casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Transtornos Alimentares
O que pode impedir você de ter um transtorno alimentar?
Fatores de proteção são características ou circunstâncias que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver um transtorno alimentar. Alguns fatores de proteção importantes incluem:
*
Uma imagem corporal positiva. Pessoas que têm uma imagem corporal positiva têm maior probabilidade de ficarem satisfeitas com sua aparência e menos probabilidade de se envolverem em comportamentos alimentares pouco saudáveis.
*
Forte autoestima. Pessoas com autoestima elevada têm maior probabilidade de serem confiantes e assertivas e menos propensas a serem influenciadas pela pressão negativa dos colegas.
*
Um ambiente familiar saudável. Um ambiente familiar favorável pode proporcionar uma sensação de segurança e pertencimento e ajudar a promover hábitos alimentares saudáveis.
*
Um grupo de pares positivo. Amigos que incentivam uma alimentação saudável e exercícios físicos e que não se envolvem em conversas negativas sobre o corpo podem ajudar a promover uma imagem corporal saudável.
*
Boas habilidades de enfrentamento. Pessoas que possuem boas habilidades de enfrentamento são capazes de lidar com o estresse de maneira saudável, sem recorrer a comportamentos alimentares pouco saudáveis.
*
Um senso de propósito. Pessoas que têm um propósito em suas vidas têm maior probabilidade de se sentirem motivadas a cuidar de si mesmas, incluindo uma dieta saudável.
Esses são apenas alguns dos muitos fatores que podem ajudar a proteger contra o desenvolvimento de um transtorno alimentar. Ao promover estes factores, podemos ajudar a reduzir o risco de distúrbios alimentares e promover comportamentos alimentares saudáveis em todas as pessoas.