casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Transtornos Alimentares

Como se desenvolvem as aversões ao sabor?

As aversões ao sabor são associações aprendidas entre um sabor e uma consequência negativa, como náusea ou vômito. Acredita-se que sejam uma forma de condicionamento clássico, em que um estímulo neutro (o paladar) é associado a um estímulo desagradável (a náusea).

As aversões ao sabor podem se desenvolver após uma única experiência negativa ou após múltiplas experiências. Também podem ser causadas pela exposição a toxinas, como as encontradas em algumas plantas ou cogumelos.

As aversões ao sabor podem ser muito fortes e persistir por muito tempo. Isso pode ser um problema para as pessoas que estão tentando seguir uma dieta saudável, pois podem evitar certos alimentos que consideram desagradáveis.

Existem algumas coisas que você pode fazer para tentar superar a aversão ao sabor. Uma delas é expor-se gradualmente aos alimentos que você está evitando. Comece comendo pequenas quantidades e aumente gradualmente a quantidade que você ingere ao longo do tempo. Você também pode tentar combinar a comida com algo que você gosta de comer. Por exemplo, se você evita vegetais, pode tentar adicioná-los a uma salada de sua preferência.

Se você está lutando para superar a aversão ao sabor, converse com um médico ou nutricionista. Eles podem ajudá-lo a desenvolver um plano para introduzir gradualmente os alimentos em sua dieta.